Clínica Médica Florianópolis | Você já ouviu falar em herpes-zóster?

Você já ouviu falar em herpes-zóster?

  |   Blog, Vacina, Vacinação

O herpes-zóster, popularmente conhecido como “cobreiro”, é uma doença causada pelo vírus da catapora (vírus varicela-zóster). Este vírus, em geral, é contraído na infância, permanece incubado no organismo da maioria das pessoas mesmo após a cura da catapora. Na vida adulta, principalmente após os 50 anos, o vírus pode reativar causando o herpes-zóster.
A doença se caracteriza por pequenas vesículas que se formam na pele e acompanham o trajeto de raízes nervosas numa faixa que pega sempre um lado só do corpo. Os primeiros sintomas são um pouco de formigamento e muita dor no lugar onde vão aparecer as lesões e, em alguns casos, febre nos primeiros dias. Depois, começa a aparecer vermelhidão no local afetado e só então eclodem as vesículas e a dor local aumenta ainda mais e podem permanecer mesmo após o término do ciclo da doença.
O herpes-zóster pode atingir qualquer região do corpo, incluindo tórax, pernas e face. Na face, a situação pode ser mais grave devido ao acometimento dos nervos que vão para o olho, causando ceratite, uma inflamação da córnea, o que pode causar problemas de visão.
No Brasil, desde abril de 2014, podemos contar com uma vacina em dose única específica contra o herpes-zóster. Chama-se Zostavax e tem aprovação da Anvisa para ser ministrada a partir dos 50 anos, fase em que as pessoas apresentam maior risco de desenvolver a doença. Além de reduzir a possibilidade de reativação do vírus, essa vacina previne a incidência de complicações como a neuralgia pós-herpética e seus quadros dolorosos.

15977965_400354500306420_4349193640320917852_n