Clínica Médica Florianópolis | Vacinação para idosos

Vacinação para idosos

  |   Blog, Vacina

A vacinação é uma das medidas mais importantes contra doenças, já que é muito melhor e mais fácil preveni-las do que tratá-las. E é isso que as vacinas fazem desde crianças a idosos. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde e levar à morte. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ficar doente.

Envelhecer não significa necessariamente adoecer. Um indivíduo pode envelhecer de forma natural, convivendo bem com o passar dos anos e mantendo-se ativo em todas as fases da vida. Todos devem estar atentos ao Calendário Nacional de Vacinação, não só para as crianças, mas para a população idosa também, que corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, até 2020 o número de pessoas com mais de 60 anos vai superar o de crianças menores de 5 anos pela primeira vez na história.

É importante lembrar que a vacinação contra a gripe inicia nos primeiros meses de 2017 e quanto mais cedo receber a vacina mas garantido estará para aguardar o frio, a vacina da gripe diminui o risco de complicações e morte em até 73%. Outra vacina muito importante é a pneumo 13, que é aplicada uma dose única no idoso, possui um efeito duradouro por toda a vida, deve ser reforçada a cada 5 anos com a pneumo 23. A imunização contra o pneumoco diminui em até 93% o risco de pneumonia grave.

15822764_390162331325637_4634022841074586518_n