Clínica Médica Florianópolis | Semana Mundial da Alergia

Semana Mundial da Alergia

  |   Blog

A Semana Mundial da Alergia é um evento de caráter global, com programações espalhadas pelo mundo todo pela World Allergy Organization (WAO) e no Brasil pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

“A Agonia da Urticária: O Que Fazer Quando a Coceira e os Inchaços Não Vão Embora” é o tema da Semana Mundial de Alergia 2017. Segundo a Organização Mundial de Alergia (WAO) este tema objetiva conscientizar sobre a doença e buscar informações que visam a qualidade de vida do paciente.

A urticária se manifesta através de lesões avermelhadas na pele, que coçam muito e incomodam bastante. Podem ter tamanhos diferentes e se juntar formando placas, que duram até 24 horas.

Existem dois tipos de urticária: a aguda, que dura menos tempo, no máximo seis semanas. É a mais frequente e ocorre principalmente nas crianças e adultos jovens; e a crônica que tem duração igual ou superior a seis semanas. Ocorre mais em mulheres entre 25 a 45 anos de idade.

A urticária crônica pode ser dividida em: urticária crônica espontânea, que é a mais frequente e as lesões surgem sem que se encontre qualquer fator externo responsável; e urticária crônica induzida, em que as lesões são desencadeadas por fatores externos específicos (frio, calor), identificados pela história clínica e testes de provocação.

17499076_439415566400313_4918759865138980523_n