Quando e por que fazer Psicoterapia?
Psicoterapia é nome dado ao tratamento psicológico, realizado pelo profissional Psicólogo, através de diagnóstico e procedimentos clínicos específicos, com o propósito de reorganizar dificuldades de natureza emocional, cognitiva e comportamental geradoras de sofrimento e que interferem no bem estar da pessoa. Assim sendo, a psicoterapia objetiva através dos conhecimentos da Psicologia e Psicopatologia, desenvolver e ampliar a consciência que a pessoa possui de si mesma, fortalecer sua capacidade de autogerenciamento, auto-percepção, compreensão sobre seus sintomas e enfrentamento de seus conflitos, auxiliando assim, no desenvolvimento e crescimento pessoal.
Mas afinal, quando e por que fazer psicoterapia?
Muitas pessoas têm duvidas quanto as suas reais necessidades de iniciar um tratamento psicológico, pois acreditam que este tratamento é destinado somente às pessoas que possuem transtornos mentais, mas isso não é verdade. Todas as pessoas podem se beneficiar da psicoterapia como qualidade de vida.
Os motivos que levam as pessoas procurarem a psicoterapia são os mais variados como: problemas nos relacionamentos (interpessoais, profissionais, familiares, conjugais…), problemas sexuais, busca de autoconhecimento, elaboração de crises existenciais, luto, autoestima rebaixada, insegurança, estresse e transtornos psiquiátricos como depressão, fobias, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares, entre outros.
Algumas pessoas resistem em procurar ajuda psicológica quando os problemas ou dificuldades ainda estão em fase inicial, embora, o ideal seja buscar tratamento tão logo a pessoa sinta-se desmotivada e/ou insatisfeita com a maneira como está vivendo. Pois, o tratamento preventivo pode evitar o desencadeamento e/ou agravamento das crises emocionais e transtornos psiquiátricos
Portanto a psicoterapia é um processo que permite transformações, com resultados eficazes e evidentes em diversas situações, favorecendo a saúde e o equilíbrio biopsicosocial através de mudanças cognitivas e comportamentais.