Clínica Médica Florianópolis | MAPA

MAPA

  |   Blog, Cardiologista

Simples e não invasivo, o exame MAPA oferece subsídios para uma avaliação ampla da pressão sanguínea, sendo útil no diagnóstico de males, como a hipertensão. Também chamada de pressão alta, essa condição representa um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte em todo o mundo.

Combinada à avaliação clínica e do histórico familiar, o MAPA auxilia na prevenção de eventos maiores, permitindo o controle e tratamento dos males cardiovasculares.

MAPA é a sigla que representa a monitorização ambulatorial da pressão arterial, realizada de forma indireta e intermitente por pelo menos 24 horas. Seu principal objetivo é observar se há um comportamento anormal da pressão sanguínea, o que pode levar ao comprometimento de estruturas do sistema cardiovascular.

O MAPA pode ser indicado para duas finalidades básica:
– A primeira é o apoio no diagnóstico dos diferentes tipos de hipertensão, hipotensão e suas causas. Por oferecer um mapeamento mais completo, que permite o cálculo da média da pressão arterial durante a vigília (quando o paciente está acordado) e sono, o exame tem um papel essencial nesse cenário. Entretanto, seus resultados não devem ser usados isoladamente para diagnosticar qualquer patologia. Significa que é preciso observar outros sintomas.

– Já a segunda indicação do MAPA ocorre na avaliação da eficácia de tratamentos para controlar a pressão. Pacientes que recebem medicamentos com esse propósito, por exemplo, se beneficiam do exame, que possibilita o acompanhamento da abordagem terapêutica. Caso os valores da PA continuem altos, por exemplo, o médico pode trocar a medicação ou mudar o horário em que ela é administrada.

Agende seu exame aqui no ICAMED!