Dia Mundial do Sono
O Dia Mundial do Sono é comemorado em março. A Associação Brasileira do Sono é responsável pela organização da Semana do Sono em todo o território nacional. O evento visa conscientizar a população sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Entre os dias 13 e 19 de março,
Os distúrbios podem desencadear problemas cardíacos, ganho de peso corporal, queda no sistema imunológico, aumento de dores pelo corpo, além de afetar a sexualidade, a aparência, o humor, a memória e a atenção do indivíduo. Porém, a boa notícia é que os tratamentos hoje têm garantido melhoras significativas para estes quadros.
A Semana do Sono é justamente divulgar ao público informações sobre o sono da população que passam em média 1/3 da vida dormindo e geralmente não é dada a devida importância. Movimentos periódicos de pernas, bruxismo e sonambulismo também prejudicam uma boa noite de sono, como o ronco bastante consumo seguido da apneia do sono e a da insônia. Alguns passos podem ajudar para uma boa noite de sono:
ORIENTAÇÕES QUE AJUDAM NA HIGIENE DO SONO
1 – Evitar derivados da cafeína (café, chá, chimarrão, refrigerante, energéticos e outros) após as 18 horas;
2 – Evitar luminosidade como luz branca, televisão, celular, tablets, de 2 a 4 horas antes de dormir;
3 – Esquecer os compromissos e problemas do dia a dia e relaxar;
4 – Ir para a cama apenas quando estiver com sono. Se quiser ler um livro antes de dormir, tente fazer isso em outro ambiente, longe da cama;
5 – Deixar o quarto climatizado e escuro, para tornar a noite de sono mais agradável;
6 – Evitar atividades físicas até 4 horas antes de dormir;
7 – Tirar uma soneca de 20 a 30 minutos depois do almoço. Isso não é recomendado, no entanto, para os insones;
8 – Evitar bebida alcoólica ou comer muito antes de dormir;
9 – Ansiolíticos podem interferir na qualidade do sono. Quem toma este tipo de medicamento deve entrar em contato com o médico e alertá-lo sobre as noites mal dormidas.