Clínica Médica Florianópolis | Dezembro laranja

Dezembro laranja

  |   Blog

A campanha Dezembro Laranja, criada há 3 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção ao câncer de pele.

O câncer de pele é o câncer mais frequente de todos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer da pele não melanoma representa 95% do total de casos de câncer de pele, e o melanoma, o mais agressivo mas também o menos frequente, acomete 7% da população mundial e tem boas chances de cura quando detectado precocemente.

Para um diagnóstico completo e preciso é necessário o exame de toda a pele do corpo, pois essa é uma das ferramentas mais importantes no diagnóstico precoce do câncer de pele. Idealmente, todo paciente que vai no dermatologista deve ser examinado com o mínimo de roupa possível (apenas íntima), nas primeiras consultas e, depois, anualmente.

O diagnóstico precoce permite um tratamento cirúrgico menos agressivo (e mais estético/funcional em caso de lesões no rosto, mãos, pés e genitália), e comumente evita a necessidade de radioterapia e o desenvolvimento de metástases.

Apesar de o grupo de risco ser formado por pessoas de pele clara, as demais não estão isentas do risco. O melanoma pode acometer qualquer parte da pele, mesmo as que raramente pegam sol, e pode surgir em pintas pré-existentes, o sol funciona como potencializador, podendo atingir qualquer tom de pele.

A recomendação é que se use filtros solares com FPS mínimo de 30 e/ou chapéu de trama fechada e roupas que funcionam como barreira física para proteger a pele (mesmo no inverno ou dias nublados); não esquecer dos lábios, orelhas e olhos (óculos de sol). Além disso, preferir ficar na sombra, fazer uso de sombrinha ou guarda-sol. Para garantir que se aplique a quantidade adequada do protetor: aplicar duas camadas ou uma colher de chá rasa para o rosto e pescoço, e mais 8 para o restante do corpo (35 a 40 gramas em média). Em caso de mancha ou sinal na pele que apresente crescimento, alteração de cor ou sangramento, consultar com um dermatologista. Marque sua consulta! Nós contamos com o Dr. Thiago Cauduro Gastaldini, dermatologista, CRM/SC 19178, RQE 13379.

15726492_389579868050550_724417043523788830_n