Gripe
Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A gripe inicia-se em geral com febre alta acima de 38ºC seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca e falta de ar. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.
Sua Transmissão Ocorre por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, mas também podem ocorrer por meio das mãos, que, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.
Pessoas de todas as idades são susceptíveis à infecção pelo vírus da influenza. Alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, entre esses: gestantes, adultos com idade maior que sessenta anos, crianças com idade menor que cinco anos e indivíduos que apresentem doenças crônicas — especialmente doença respiratória crônica, cardiopatia, obesidade (IMC ≥ 40), diabetes descompensada, síndrome de Down, imunossupressão e imunodepressão.