Clínica Médica Florianópolis | HPV

HPV

  |   Blog, Vacina

A vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e previne além do HPV, o câncer do colo do útero.
A vacina protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após a toma da vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o HPV, assim caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.
Quem deve tomar:
– Homens e mulheres entre 9 e 26 anos, de preferência, que ainda não tenham iniciado a sua vida sexual ou que ainda não entraram em contato com o vírus, ou seja, mesmo se já iniciou a prática sexual o ideal é sempre fazer uso da vacina como forma de prevenção; – Mulheres em tratamento do HPV, com o objetivo de prevenir a infecção por outros tipos de HPV.
No entanto, meninos e meninas que já não são virgens também podem tomar a vacina, mas a sua eficácia pode estar diminuída, pois já podem ter estado em contato com o vírus;
– Ainda não é preconizado o uso no Brasil, em pacientes acima de 26 anos, pois acredita- se que após essa idade o contato sexual do indivíduo com o vírus HPV seja inevitável. Porém, no EUA o uso já está indicado em indivíduos até 45 anos, como forma de prevenção da doença;
– Essa vacina pode ser administrada dos 9 – 45 anos de idade, o que demonstra, na prática, grande probabilidade de evitar a doença.
– Se você está nessa faixa de idade, vacine – se e vacine seu filho (a) e seu parceiro (a).

15391236_378786749129862_6555652569859542544_n